terça-feira, 5 de março de 2013

Os Nomes de Deus




Como eu já mencionei em outro artigo, segundo os cabalistas, o objetivo da cabala é “Conhecer o nome de Deus”.


O tetragamatron, nome divino de quatro letras (IHVH), de onde originou-se Jeová, segundo os antigos, quando pronunciado provocava uma vibração que estremecia o céu. Yod, He, Vau, He, significam “Ser” e são representadas pelos quatro Pontos Cardeais e pelos quatro mundos da cabala.





Deste nome resultaram doze nomes, simbolizados nos doze signos zodiacais.
Schemhamforas (nome divino) é outro nome poderoso de Deus e se encontra oculto no livro de Êxodos, cap. 14 vs19, 20 e 21, no hebreu original. Cada versículo se compõe de 72 letras e quando escritos um sobre o outro, o 19 da direita para a esquerda, o 20 da esquerda para a direita e o 21 da direita para a esquerda, formam 72 colunas de 3 letras cada uma. Cada coluna forma assim um nome de Deus de 3 letras totalizando os 72 nomes.



Cada um deles é utilizado para designar um aspecto da energia divina e a palavra poder correspondente.
O nome de Deus, a palavra, é som; som articulado que designa, que contém poder. O som cria e o som destrói. É o som no “Fiat” da cosmogênese e o som que fez tombar as muralhas de Jericó...
Aqui me obrigo dar uma explicação do seja "Fiat". Fiat Lux significa "Faça-se a luz", ou "Haja Luz". É um termo bíblico, usado por Deus durante a criação do universo, quando criou a luz, a partir do nada. É uma metáfora muito conhecida, e representa a origem do novo.
Quando cria-se uma ideia, um pensamento, estamos simplesmente criando algo novo, ou seja, "Fiat Lux".
Ideias, palavras e obras são uma e a mesma coisa na mente de Deus. Os tibetanos demonstraram a magia das palavras através dos mantras, palavras ritmicamente dispostas que produzem efeitos ocultos, capazes de evocar a divindade que habita em nós.
O poder do nome reside no mistério das letras. Cada uma delas produz uma vibração especial que acrescenta ou desfaz, seja quando escrita ou pronunciada.
“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. No princípio Ele estava com Deus, e tudo foi feito por meio Dele e sem Ele nada foi feito, (João 1:1, 2 e 3).
“Deus combinou as letras, pesou-as, mudou-as e formou com elas todos os seres que existem e todas as coisas que deverão ser formadas no futuro. Foram feitas 231 combinações, e toda criatura e toda palavra, emanaram de um nome, (Sepher Yerizah).
O alfabeto hebraico transcende religião, raça, geografia e o próprio conceito de linguagem. Elas são figuras universais do alfabeto genético de todo o universo, para todas as pessoas, o tempo todo.
O alfabeto hebraico é constituído por 22 letras consoantes que são lidas da direita para esquerda. A inexistência de vogais foi compensada pelo uso de um ponto ou um traço colocado em cima ou embaixo da letra a ser vocalizada. Este procedimento é recente e não muda o valor da palavra. As consoantes são consideradas as estruturas da palavra, enquanto as vogais, subentendidas, traduzem as variações musicais, anímicas na linguagem.
Essas letras, pela característica de suas formas, ressonância e vibração de seu som, atuam como antenas parabólicas que estimulam e liberam as formas da mesma energia invisível da criação. Cada letra individualmente representa uma energia específica. Cada som gerado pela vibração da pronuncia da letra representa uma forma energética diferente. A energia destas letras é uma energia evolutiva, que leva diretamente à eternidade, através de uma organização precisa. Traz em si um grande conhecimento e destina-se ao restaurar das forças maios elevadas.
Os pensamentos são combinações de letras. Se os pensamentos são energia, as letras são energia por trás da manifestação e representam uma combinação de forma e som, numa espécie de átomo criador.
Neste poder criador reside o risco da magia e por isso a ordenação verdadeira das letras permanece oculta. A cada letra, que são 22, corresponde um valor numérico simples decorrente da ordenação e outro, de uso esotérico, que corresponde aos 22 polígonos regulares que podem ser inscritos em um circulo de 360°, cujo ângulo, expresso em graus, seja um número inteiro.
As letras em sua potencialidade podem ser entendidas como 22 estados de consciência da energia cósmica, essência de tudo que existe.
Aqui neste ponto eu chego à conclusão de quanto à existência é maravilhosa, mágica e misteriosa. Somos divinos e nos comportamos como idiotas. Temos todo o poder latente em nossos seres e desperdiçamos com mesquinharias...
“A todos aqueles que Meu Nome invocam, Eu os criei, para a minha glória eu os fiz” (Isaías 43:7)
Na tradução do Novo Mundo, versão inglesa de 1984 este versículo se encontra assim: “Todo aquele que for chamado pelo meu nome e que eu criei para minha glória, que eu formei, sim, que eu fiz”.
Na tradução feita pela sociedade bíblica, Edição Missionária-1993 o versículo está assim: “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que eu criei para minha glória, e que formei, e fiz”.
Em outra edição de 2000, a sociedade bíblica colocou o versículo assim: “Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para minha glória, a quem formei e fiz”.
Essas variações me fazem crer no quanto a bíblia foi adulterada ao bel prazer de reis e clérigos da idade média... Gostaria muito de aprender o hebraico e poder ler o original, poder eu mesma chegar as minhas conclusões... Isso seria a glória...
Se repararem bem, as traduções ficaram sem sentido... Porque alguém chamaria outra pessoa pelo nome de Deus? O correto é evocamos o próprio Deus através de Seu Nome... Mas isso traz equilíbrio, poder e evolução para a criatura, e não era isso que o clérigo queria e nem os reis...
Pior é que isso ainda acontece, para que educar o povo corretamente fazê-los pensar e saber que pode tudo, que pode ser alguém na vida, se ser um analfabeto, ou semi-analfabeto é o que dá lucro e elege políticos corruptos...
Voltando ao assunto... No salmo 145 (Louvores de Davi), é ressaltada a importância ao louvor ao nome de Deus, e na meditação do esplendor de suas obras.



Então aí vai a dica, meditar em cada um dos 72 nomes de Deus traz, cada um, um benefício, um poder.
Baixei um  manual que ensina como meditar nos nomes de Deus e  o benefício de cada um deles.

 Clique aqui para salvar o arquivo em PDF, em seu PC

Fonte:
Bíblia Sagrada,
Kabalah, O Caminho da Flecha, Hellyette Malta Rossi- FEEU
Cabala Glacy Rolim Corrêa- FEEU
e



Abraços de luz!
Carmem de Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário