quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os Cristais e os Signos



"Uma pouco mais sobre os Cristais"



Os cristais são formas distintas e variadas de energia trazida para a dimensão da matéria. Cada cristal tem qualidades únicas que vem da forma como ele se desenvolveu. Nesse sentido, uma mesma qualidade de gema pode ter atributos mais ou menos fortes. Um quartzo transparente totalmente polido, por exemplo, não tem a mesma energia do que um quartzo bruto.

Uma atenção especial deve ser dada ao cristal que escolhemos, independente da função para qual vamos lhe destinar. Devemos limpá-los e recarregá-los de tempos em tempos e muito mais se forem utilizados constantemente.
Uma das formas mais simples de limparmos nossos cristais é colocá-los numa solução de água e sal grosso por toda uma noite. No dia seguinte lavamos em água corrente e deixamos ao sol por, no mínimo, duas horas. Simples e eficiente!



Para essa forma de limpeza há uma exceção: a hematita, que por ser feita de minério de ferro deve ser limpa deixando-a na terra de um dia para o outro.

Existe uma maneira também bastante utilizada e eficaz. Pegue uma vareta acesa de incenso e lentamente vá passando a fumaça pelo cristal, mentalizando sua limpeza. Os incensos mais indicados, neste caso, são os de sândalo, mirra e cânfora, embora o de sua preferência possa também efetuar uma boa limpeza.

Uma outra forma, é mentalizar uma luz branca, ou violeta e soprar seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e de tirar toda energia negativa.

Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.

Energização ( recarregando seu cristal)

Sol
Deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do sol, de preferência na parte da manhã até ao meio-dia.
Lua
Se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, deixe o cristal diretamente exposto à luz do lua na lua crescente ou cheia, durante a noite toda.

Sol e Lua
Coloque seu cristal exposto à luz da lua durante toda noite e depois, ao sol até ao meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.

Terra
Como os cristais provêm da terra, também se energizam em contato com este elemento. Para isto, basta enterrá-lo por um período mínimo de 3 horas e máximo de 24 horas.

Tempestade
Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões e colocá-lo exposto a esta energia.
Energização com as Mãos
Coloque seu cristal entre suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando a passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método do sopro juntamente com este.

Como escolher seu cristal

Dizem que não escolhemos nosso cristal, mas ele nos escolhe! Claro que concordamos com esse principio da atração, mas devemos saber qual a finalidade para a qual vamos utilizá-lo.
Se for para o reequilíbrio energético e físico devemos seguir os princípios da cristal terapia. Adiante temos uma lista, onde poderá ter uma boa base de orientação.
Ainda poderá seguir o princípio astrológico onde para cada signo há um cristal, ou mais, indicado.


ÔNIX - Capricórnio, Leão, Aquário.

É a melhor pedra para concentração e inspiração. É uma pedra de poder. Evita depressão e protege contra mau-olhado e ambientes hostis. Fortalece ossos, cabelos, unhas e acelera cicatrizações cirúrgicas. Corresponde ao chakra básico.



TOPÁZIO - Sagitário, Áries, Leão.

Previne contra falsos amigos, feitiçaria e mau-olhado. É boa para os nervos e perturbações psíquicas. Afasta o ódio e o stress, estimula a clareza mental.



QUARTZO ROSA - Leão, Touro.

Transmite energia cósmica e proporciona um equilíbrio emocional, físico e mental. Usado para cura e meditação, é indicado para harmonizar o ambiente. É uma pedra universal que reflete todas as cores do arco-íris. Corresponde ao chakra cardíaco ou coronário.



ÁGUA MARINHA - Câncer, Libra, Escorpião, Peixes.

Dá paz, alegria, felicidade, serenidade e clareza de raciocínio. É usada para suavizar, acalmar e aliviar medos e fobias, facilitando o diálogo. É utilizada também para harmonizar ambientes tumultuados, servindo para auxiliar na redução de maus hábitos e atitudes autodestrutivas. Cor: verde-azulada. Simboliza coragem, paz, pureza, amor. Protege também todo aquele que trabalha com a voz e a palavra.



SAFIRA - Aquário, Capricórnio, Sagitário.

Ajuda a descobrir a melhor maneira de contemplar a paz da existência. Diminui as tensões e alinha os planos físico-mental- espiritual.



GRANADA - Escorpião, Virgem, Touro.

Associada aos signos de fogo, combate a depressão, o medo, a fraqueza, a falta de energia, de iniciativa e de circulação. Inspira amor romântico, paixões e sexualidade. Gera pensamentos positivos. Cor: vermelha. Limpá-la de preferência no sereno e no sol. Contato: chão.



HEMATITA - Gêmeos, Câncer, Escorpião.

Exerce um forte efeito no sistema circulatório, alivia as perturbações sanguíneas, da coragem e aumenta a auto-estima.




AMETISTA - Peixes, Aquário, Áries, Câncer.



Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva. Desenvolve a espiritualidade e intuição, é usada para mentalização. Acalma e tranqüiliza, combate diabetes, alcoolismo, insônia, depressão, estresse, dor-de-cabeça e enxaqueca. Corresponde ao chakra do terceiro olho, da intuição. Elementos: água e terra.




ÁGATA - Peixes, Escorpião, Virgem, Câncer.


Beneficia o amor, a abundância, a riqueza, a sorte, a longevidade, a harmonia, a coragem, a proteção e a confiança. Equilibra o corpo, a mente e o espírito.




QUARTZO VERDE - Peixes, Câncer.


Atua principalmente na área cardíaca e como calmante para o sistema nervoso. Ajuda o equilíbrio emocional. Este cristal é indicado para acalmar, tratar tensões, cuidar da saúde e equilibrar o estado emocional.




ESMERALDA - Todos os signos, destacando Libra e Leão.


Era vista como pedra sagrada em diversas culturas. Simbolizava o verde dos campos nos festivais da Grande Deusa e a abundância. Revigora promovendo equilíbrio e purificação de todo os sistemas. Beneficia memória, a intelectualidade e a comunicação. Amplia os poderes psíquicos de seu portador.




QUARTZO AZUL - Sagitário, Gêmeos.


Possui efeito calmante sobre a mente e renova a esperança, ajudando a aliviar a tensão emocional. Inspira o desenvolvimento espiritual, a meditação e a serenidade. Atua no coração, nos pulmões e na garganta.




TURMALINA - Sagitário.



turmalina melancia




turmalina verde



turmalina rosa



turmalina preta

Pedra da proteção, auxilia na obtenção da disciplina e segurança no trabalho. Tê-la nesse ambiente ou utilizá-la como anel proporciona contra energias negativas. Esta pedra tem o poder de absorver energias negativas de qualquer ambiente.Cor: Verde, rosa, preta, melancia(verde e vermelha em uma só pedra).




QUARTZO FUMÊ - Áries, Libra.

Ajuda a combater o desespero, a angústia e o medo. Promove a limpeza de ambientes, gerando proteção e dissolvendo bloqueios.




JASPE - Libra, Virgem, Áries.


Ajuda a reduzir o stress. Alivia a depressão, induz ao relaxamento, à compaixão, ao contentamento, à tranqüilidade e à cura.




SODALITA - Virgem.


Desenvolve o conhecimento superior, a intuição, a percepção, a consciência, a capacidade de aprendizagem, a comunicação e a sabedoria. Ajuda o pensamento lógico e racional. Promove harmonia e coragem.




CITRINO - Virgem, Libra, Gêmeos.


Associada ao plexo solar, atrai bens materiais e riquezas da terra, sendo indicada para negócios. Melhora a digestão e promove a limpeza dos órgãos. Deve ser colocada na região umbilical (cerca de 8 cm acima do umbigo) durante a mentalização do desejo. Cor: amarelo-claro, amarelo-esverdeado. É indicada também, para o tratamento da diabetes e da pele. Elemento: fogo.




CRISOPÁSIO - Câncer.

Proporciona maior flexibilidade emocional, tornando as pessoas mais abertas a novos ambientes e situações. Reforça a fertilidade e ajuda na proteção dos órgãos sexuais.




AVENTURINA - Câncer.


Acalma o coração atormentado, promove a tranqüilidade e atitude positiva diante das possíveis adversidades da vida material. Reenergiza e reequilibra. Alivia as doenças psicossomáticas, ansiedades e medos reprimidos.




FUCSHITA - Gêmeos.


Promove a diplomacia e a fineses  a discrição, a imaginação, a criatividade e a apreciação da beleza. Aumenta o gosto pelos empreendimentos artísticos e estimula o talento nas artes em geral.




OLHO DE TIGRE - Gêmeos.



Indicada para adquirir ou aumentar a proteção, esclarecer pensamento, a integridade, a força de vontade e a integração do espírito com a energia da terra. No físico, é boa para cura da asma.




ÂMBAR - Leão, Virgem, Capricórnio.


Cor: amarelo-claro a pardo. É uma pedra de cura e representa, ao mesmo tempo, a força e a imortalidade. Na verdade é uma resina petrificada, que as vezes contém insetos ou folhas fossilizados. Elementos: fogo, ar, éter, terra.




ENXOFRE - Leão.


Cor: amarelo. É ligado às energias de proteção, cura e poder pessoal, pois é uma das pedras básicas da Alquimia e da Magia. Suas virtudes vão muito além do que aqui está exposto, bem assim seu poder. Não deve ser colocado na água para limpeza. Elemento: fogo.




DIAMANTE-todos os signos.


Cor: incolor, avermelhado, castanho, verde, amarelo, azul, negro. Possui grandes poderes e grandes virtudes; em razão disso, serve para todos os fins e é usada em todas as magias. Está ligada a todos os signos, preferencialmente ao signo de Leão. É, como a esmeralda e a pérola, pedra básica do mundo. Elementos: todos, com destaque especial para fogo. (Lenda do Diamante Cor-de-rosa)


CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS PEDRAS PRETAS


As pedras pretas são muito poderosas, mas é importante, é necessário saber usá-las, porque, tal como o aspirador de pó, elas absorvem as impurezas, isto é, as energias negativas; e assim como o aspirador precisa ser limpo para uma nova e eficaz limpeza, elas também precisam. A limpeza das pedras pretas precisa e deve ser feita com maior regularidade do que as pedras comuns; afinal, elas fazem a "limpeza pesada".
Algumas coisas são importantes frisar e mesmo repetir. Para usar pedras pretas e cristais, você precisa limpá-los, energizá-los, programá-los, conversar com eles, pedir-lhes ajuda, dizer que os ama, orar por eles e ainda fazer algum pedido específico ou especial. Geralmente é o cristal que escolhe você, mas pode haver reciprocidade. Há um cristal para cada finalidade, mas o quartzo branco é uma espécie de "clínico geral", assim como o é a rosa branca, o Anjo Gabriel, o banho de alecrim...
Estar "astralmente empoeirado" é pior do que estar fisicamente sujo. A "poeira astral" entristece, deprime, dificulta. Os cristais, como os banhos, incensos, entre outros recursos, ajudam você na limpeza e na energização do seu ambiente, da sua aura, de todos os seus corpos, enfim.
O preto simboliza a ausência de cores e o seu poder está ligado à capacidade de absorver as energias negativas ou de as repelir. Há uma grande variedade de pedras pretas. Eis algumas, as mais procuradas:
- Turmalina Preta: é coberta de linhas verticais, também chamadas linhas condutoras, porque fazem com que a energia circule. Serve também para meditação quando as pessoas estão em estado de choque. Pode ser colocada na base da coluna, tendo um quartzo branco na outra extremidade, o qual pode ser também colocado na nuca. A Turmalina limpa os canais sutis da coluna e trabalha na polarização das energias. Como escudo protetor, repele as energias; por isso, é preciso usar um cristal auxiliar, porque ela, se foi programada para proteger, protege mesmo! Mas é uma pedra bloqueadora; expulsa todo o mal, em compensação não deixa que nenhuma outra energia entre, ainda que boa. Assim acontece também em relação ao banho de sal grosso que faz a limpeza geral, mas precisa de outro banho ou de outro recurso para desbloquear ou reenergizar. Quando você deixar uma pedra preta para limpar o ambiente, deve cercá-la com quartzos rosa, branco e verde. Pedra de cura, de limpeza, de polarização de energias e de meditação em casos extremos.



Ônix


Estabilizador de energias. Muitos têm medo de usá-la, porque é uma pedra de Saturno e tem fama de ser negativa. Todavia, as pedras são todas positivas, porque são partes integrantes da Natureza, e a Natureza é generosa, e no dizer dos celtas, "o lado visível de Deus"; logo as pedras, os cristais atuam sempre em nosso benefício. Pedra própria para psicometria, porque conta com facilidade a história de quem a usava. Em tudo há psicometria.
É importante dizer que as pedras, em geral, devem ser usadas de forma correta, no momento certo, conforme a circunstância. Por exemplo: se estiver deprimido, triste, só, não use Ônix. Contudo, se quiser desenvolver a disciplina e a persistência, aí poderá usá-la.


 Obsidiana

É a pedra da revelação. Muito usada por Bruxos, Magos, Profetas e até por "Feiticeiros". Para esta pedra, nada é oculto. Tem a luz de Haziel e a força de Cipriano; as adivinhações de Ifá... Só não diz a verdade quando as pessoas não estão preparadas para recebê-la ou entendê-la. Os rituais feitos com a pedra não podem ser repetidos e é preciso haver muita concentração. Para esta pedra, nada é invisível.


 Cianita Preta ou "Vassourinha de Bruxa"


Este nome popular se deve à sua aparência de espanador e ainda porque realmente ela é a pedra por excelência da "limpeza pesada".


CHAKRAS- CORES- PEDRAS



Básico -Vermelho- Turmalina preta, Ônix, Quartzo-fumê

Umbilical- Laranja- Rubi, Quartzo e citrino

Plexo Solar-Amarelo- Citrino laranja e amarelo

Cardíaco -Verde Esmeralda- Quartzo-rosa

Laríngeo -Azul Turquesa- Água-marinha, Ágata azul

Terceira Visão- Azul Índigo- Ametista, Safira, Lápis-lazúli

Coronário- Branco- Dourado- Violeta -Diamante, Quartzo-límpido


É aconselhável meditar com os cristais, colocando-os nos respectivos Chakras conforme o exposto.




Abraços de luz dos cristais!

Carmem de Vasconcellos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário