quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Mundo em um Grão de Areia!






Ao fotografar imagens de minúsculos grãos de areia e ampliá-las mais de 250 vezes, Gary Greenberg revelou um curioso mundo de formatos e cores inusitados.







O cientista Gary Greenberg disse que demorou para analisar microscopicamente os grãos de areia que seu irmão havia reunido em um tubo de vidro no Havaí e, quando os fez, se assombrou com o que viu.





O pesquisador disse que cada grão de areia é único. "Já vi areia de milhares de praias em todo o mundo e nunca vi dois iguais. Cada grão tem uma história para contar sobre a geologia, a biologia e a ecologia da região".





Gary Greenberg revela que o trabalho de fotografar pequenos objetos é difícil, pois os microscópios óticos e de luz têm pouca profundidade de campo e, por isso, dificultam o foco. A fim de resolver o problema, o cientista registrou uma série de imagens com diferentes níveis de foco. As imagens foram então incluídas em um computador e descartou as desfocadas.





O trabalho rendeu a Gary Greenberg uma coleção de fotografias coloridas e impressionantes, além de novas perspectivas sobre a ciência.



Artista, inventor e cientista, o Dr. Gary Greenberg dedicou sua vida para revelar o segredo beleza da natureza. Começou sua carreira como fotógrafo e cineasta, ele trabalhou no primeiro filme Superman, onde ele transformou células humanas de câncer de pâncreas no Kyrpton planeta. Depois ganhando um Ph.D. na pesquisa biomédica, ele passou a inventar a alta definição, tri-dimensional e  microscópio de luz, para o qual foi emitido dezoito patentes nos EUA.( A tradução é precária, mas dá pra ter uma ideia  dos feitos de Gary).



A histórica missão Apollo 11 Lunar Landing retornou à Terra com amostras de rochas lunares, areia e pó assim que os cientistas podem procurar pistas sobre a origem da Lua e seu desenvolvimento geológico. Dr. Greenberg está actualmente a estudar areia lunar de todas as seis aterrissagens Apollo que foi trazido de volta para a Terra há 40 anos. Ele cria dramática fotografias 3D de areia lua e poeira lunar utilizando modernos microscópios do século 21.

Fonte:

http://verde.br.msn.com/;

http://sandgrains.com/ ;

youtube.



Um mundo fantástico que passa por baixo de nossos pés, completamente despercebido...



Abraços de luz!

Carmem de Vasconcellos!!!


5 comentários:

  1. Que legal Carmem, nunca imaginei que seriam diferentes os grãos, adorei esta informação, pensei que fossem tudo igual! rsr Valeu! Bjooooss

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Carmem.
    Parece que até diamantes pode ter nos grãos de arei. Tudo na natureza é diferente. Assim como não existem duas pessoas iguais, também não tem grãos de areia e nem flocos de neve, pingos de chuva, folhas de árvores, etc...
    Abraços.
    Jorge.

    ResponderExcluir